
DOENÇAS DA RETINA
RETINOPATIA DIABETICA
É UMA DOENÇA QUE ATINGE A RETINA (ÁREA IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DAS IMAGENS NO FUNDO DO OLHO). ESTÁ RELACIONADA AO TEMPO DE DURAÇÃO DO DIABETES E AO CONTROLE INADEQUADO DOS NÍVEIS DE GLICOSE NO SANGUE.
É UMA DAS COMPLICAÇÕES MAIS COMUNS DO DIABETES. SEM DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES A RETINOPATIA DIABÉTICA PODE LEVAR À CEGUEIRA IRREVERSÍVEL.
A ADA (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION) RECOMENDA QUE PACIENTES DIABÉTICOS SEJAM AVALIADOS ANUALMENTE POR OFTALMOLOGISTA EXPERIENTE NA DETECÇÃO DESSAS ALTERAÇÕES.
DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)
Doença que ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula), que se degenerou com a idade. A DMRI acarreta baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura.
Diversos fatores podem estar associados ao aparecimento da degeneração macular: Pele e olhos claros, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras são fatores que correspondem à maior incidência de degeneração macular relacionada à idade.
Em 90% dos pacientes acometidos é observada a forma denominada de DMRI seca. Os 10% restantes apresentam a forma exsudativa (caracterizada pelo desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina. A forma exsudativa é a principal responsável pela perda visual central referida à degeneração macular.
A prevenção e o tratamento da DMRI são realizados COM vitaminas, antioxidantes e óculos escuros ou claros com proteção UVA e UVB. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes é benéfica na prevenção à DMRI. A aplicação de medicamentos em injeções intraoculares pode ser INDICADA em casos selecionados.
Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem ajudar a
controlar alguns dos efeitos da doença.
MARQUE SUA CONSULTA E ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS SOBRE A DEGENERAÇÃO MACULAR E AS OPÇÕES DE TRATAMENTO